quinta-feira, 19 de março de 2009

Enfim, o ano começa...



Nesta sexta-feira, 20 de março, às 08:32hs de Brasília, começa o Novo Ano Solar .

Teremos mais um Equinócio de Outono e o ingresso do Sol no signo de Áries, iniciando o próximo Ano Astrológico, que é orientado pelo movimento das estações e o ciclo zodiacal.

Nos equinócios, o dia e a noite têm exatamente a mesma duração, com 12 horas para cada um. Já os solstícios de Inverno (julho) e Verão (dezembro) indicam, respectivamente, as jornadas de maior ou menor duração do dia em relação à noite.

No caso do Equinócio do Outono, ambas as palavras originam-se do latim: Equinócio [aequus=igual; nox=noite] e Outono [autumnus=crescer].

O Outono, desde os primórdios da agricultura, sempre foi conhecido como o tempo da colheita e a época das frutas. Há, então, a perspectiva do amadurecimento.

O Outono é um momento muito propício para observações sobre si mesmo, para que o foco seja colocado sobre a nossa própria pessoa: de que modo iremos “renascer” após o término do antigo ciclo? Por quais metas iremos batalhar daqui pra frente? Áries nos ensina que nossas metas pessoais dependem, antes de tudo, de nós mesmos. O aqui e agora de cada indivíduo só pode ser decidido por ele mesmo.

Em primeiro lugar, é importante se desfazer e abrir mão das coisas que adquirimos durante as experiências do ciclo anterior e já não nos servem mais. Essa limpeza eliminará todo o excesso e permitirá uma maior agilidade e rapidez, características tipicamente arianas.

Isto entendido, com o Outono ingressamos em um momento perfeito para dar início a qualquer empreendimento, já que Áries favorece tudo aquilo que está nascendo, dotando as pessoas, as relações e os projetos de força, coragem e determinação.

Áries é o carneiro com aqueles chifres encaracolados que batem a cabeça afirmando sua assertividade, de forma análoga à criança que, com a cabeça, rompe a barriga da mãe no parto para viver como um ente que não mais está fisicamente ligado a ela pelo cordão umbilical. O bebê que estava na barriga torna-se, enfim, uma pessoa. Está pronto para nascer, assim como o fruto está pronto para ser colhido e traz, dentro de si, uma nova semente.

Fonte: Site Estrela Guia



É, então, chegada a hora da renovação... E do Ano Novo... Finalmente...

"Uma árvore em flor fica despida no outono. A beleza transforma-se em feiúra, a juventude em velhice e o erro em virtude. Nada fica sempre igual e nada existe realmente. Portanto, as aparências e o vazio existem simultaneamente."
Dalai Lama