domingo, 2 de maio de 2010

O Dia do Trabalho e os Cantinhos

Hoje é Dia do Trabalho e, infelizmente, é sábado. Apesar de ter caído logo em dia em que não trabalho, acabei trabalhando de certa forma...



Como receberemos visitas amanhã, fui conferir como estava a sala. Apesar da faxineira ter vindo na quinta, sempre gosto de dar uma verificada. Aparentemente, vi uma sala arrumada e limpa, mas ao olhar os cantos, as janelas e embaixo dos tapetes... Confesso que tenho mania de arrumação e limpeza, mas qualquer dona de casa "normal" me daria razão, hoje.

Então, comecei a limpar, varrer, passar pano e pensar em como deve ser chato limpar os "cantinhos" dos outros. Mas acho que tudo o que se faz deve ser bem feito. O trabalho para gerar aquela sensação de "missão cumprida", precisa ser bem feito, seja ele qual for. Fiz as unhas também, pois não sei se já postei aqui, mas eu mesma faço minhas unhas. É que, modestamente, nenhuma manicure faz as unhas melhor que eu. Manicures e faxineiras são muito parecidas, pois ambas cuidam dos "cantinhos" dos outros...

Chego a pensar que se não fosse advogada, seria uma ótima faxineira ou uma excelente manicure... Mas acho que não é por aí... Talvez, nossos "cantinhos" devam ser cuidados por nós mesmos...

Antes de entrar na faculdade, já sabia que seria advogada trabalhista. Já era comprometida de certa forma com as questões ligadas ao Direito do Trabalho. Acreditava que através do equilíbrio nas relações de trabalho, fosse construída uma sociedade mais justa. Hoje, após quatorze anos de diploma e com especialização na área, continuo acreditando nisso, mas não tenho mais a visão tão utópica dos dezoito anos...



DIA DO TRABALHO


O Dia do Trabalho surgiu em Chicago, quando em 1º de maio de 1886 milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos, uma grande greve geral dos trabalhadores.

Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:

- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer).

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.