terça-feira, 18 de agosto de 2009

Você é o que se compromete!!!


Tem gente que tem horror a compromissos e comprometimentos. Tem gente que nem sabe na verdade o que é isso...
Comprometimento é uma atitude, uma decisão particular, tomada de acordo com os valores da cada um. Compromisso é quando o comprometimento se torna exteriorizado de alguma forma, é algo assumido. Para mim, compromisso lembra obrigação, gincana, horários... Já comprometimento, me remete a desejos internos, metas de vida, dedicação ao que se acredita.

Na verdade, o tempo todo estamos comprometidos com algo. Há quem se compromete com a família, com o trabalho, com a saúde, com os amigos... Há quem se compromete com os livros, com a música, com o cigarro, com a cerveja... Há quem se compromete com a exploração, com o lucro, com o poder, com o hipocrisia...

Hoje era dia da diarista começar. Ela não chegou, não ligou, não avisou. Tudo bem em não querer se comprometer com o serviço, com a casa e com o que eu me dispus a pagar. Mas não se comprometer com um aviso, uma satisfação, é demais pra mim... Como eu é que tive que ligar pra ela, aproveitei para dar esse toque.

O dia foi seguindo... Levei roupa para a D. Zita apertar. Nem precisei vestir. Ela viu tudo e disse que eu poderia buscar as peças na sexta-feira. Simples assim, sem medir, sem recibo...

Mas o dia continuou seguindo... E no trabalho me deparei com alguém sem nenhum comprometimento. Por incrível que pareça, esse blog é lido, o que não me permite tecer muitos comentários sobre meu trabalho. Mas posso dizer que foi uma situação muito chata que só reforçou o que eu já pensava sobre a criatura dissimulada.

Isso me fez refletir e perceber que a tal pessoa do trabalho tem comprometimento, sim. Mas, infelizmente, é comprometida com questões contrárias as que prega. Pois, assim como a diarista, há pessoas comprometidas com a fuga da verdade.
O fato é que querendo ou não, viver é comprometimento...

Quem dera houvessem mais Donas Zitas por aí...