domingo, 10 de maio de 2009

Dia das Mães


A data surgiu em virtude do sofrimento de uma americana que, após perder a mãe, passou por um processo depressivo. As amigas mais próximas de Anna M. Jarvis, para livrá-la de tal sofrimento, fizeram uma homenagem para sua mãe, que havia trabalhado na guerra civil do país.

A festa fez tanto sucesso que em 1914, o presidente Thomas Woodrow Wilson oficializou a data, e a comemoração se difundiu pelo mundo afora.

Nas diferentes localidades do mundo, a comemoração é feita em dias diferentes. Na Noruega é comemorada no segundo domingo de fevereiro; na África do Sul e Portugal, no primeiro domingo de maio; na Suécia, no quarto domingo de maio; no México é uma data fixa, dia 10 de maio. Na Tailândia, no dia 12 de agosto, em comemoração ao aniversário da rainha Mom Rajawongse Sirikit. Em Israel não existe um dia próprio para as mães, mas sim um dia para a família.

No Brasil, assim como nos Estados Unidos, Japão, Turquia e Itália, a data é comemorada no segundo domingo de maio. Aqui, a data foi instituída pela Associação Cristã de Moços, em maio de 1918, sendo oficializada pelo presidente Getúlio Vargas, no ano de 1932.

Não sou mãe e minhas chances de ter filho biológico são quase nulas, mas acredito que dá pra ser mãe de outras formas. Já me senti menos mulher por isso, mas hoje já penso diferente. Afinal, Deus sabe o que faz e embora a vida pareça muito injusta, ela nos dá sinais o tempo todo.
Tenho uma enteada (tribufenta, como todo adolescente, mas maravilhosa...) que amo como filha e ainda tenho certeza que me sentirei mãe, ainda que através da adoção. Acho que o sonho de ser mãe é maior que as limitações físicas e que tudo terá seu tempo certo...



"Deus não pode estar em todos os lugares por isso, fez as mães."
Ditado judaico