quarta-feira, 18 de março de 2009

Adeus DR's !!!!

"Não discuta a relação - como melhorar o seu relacionamento sem ter que falar sobre isso" é o título traduzido do livro "How to Improve Your Marriage Without Talking About It: Finding Love Beyond Words", dos autores Patricia Love e Steven Stosny. O livro já não é mais novidade nas prateleiras de auto-ajuda das livrarias cariocas, mas pra mim ele é fresquinho, fresquinho...

Segundo o livro, as discussões de relação ("DR's") estão longe de ser a melhor maneira de resolver as dificuldades do casal, pois homens e mulheres têm formas distintas de encarar o relacionamento. A mulher normalmente quer discutir quando está triste porque acha que o homem é distante, desligado, desinteressado. E o homem tem arrepios quando ouve esta frase porque sabe que a conversa não vai resolver nada. Para os autores do livro, os homens têm razão: a conversa não é a melhor solução para as crises dos relacionamentos: "o amor não está relacionado a conversas, antes tem a ver com a conexão do casal".

Segundo os dois psicólogos, discutir a relação tem o efeito contrário: piora tudo. A mulher quer discutir a relação motivada pelo medo de se sentir sozinha, abandonada. O homem não quer discutir a relação porque tem vergonha de ver que não está cumprindo o seu papel de provedor e protetor da mulher. O medo dela impede que ela perceba a vergonha dele, e, a vergonha dele o impede de perceber o medo dela. A falta de conexão entre o casal resulta da forma como cada um encara o medo e a vergonha.

Assim, afirmam os autores, "um relacionamento pode fracassar por qualquer pequeno erro se não entendermos até que ponto o medo e a vergonha levam um casal ao afastamento". É necessário que haja compreensão mútua entre o casal consciente das diferenças entre os sexos.

Outra diferença entre homem e mulher está na emoção. A mulher gostaria de presenciar uma grande mudança que começasse a partir de uma grande onda de emoção. Mas os homens relutam em permitir este tipo de experiência. O homem necessita de rotina e para que haja efetivação de qualquer mudança, esta precisa estar dentro da rotina dele. A rotina diminui o risco de excitação súbita e de vergonha que surge depois dela. Os homens também não estão acostumados com a linguagem emocional tanto quanto as mulheres. Por isso, muitas vezes soa falso quando o homem fala palavras românticas para a mulher. Não faz parte da natureza dele, entretanto a mulher classifica essa falta de intimidade com a linguagem como frieza, desinteresse.

Um outro fator importante citado no livro é o sexo, momento de intimidade do casal essencial para o relacionamento. A experiência dos autores com terapia de casais mostra que o sexo é capaz de fortalecer o relacionamento sem qualquer necessidade de conversa entre o homem e a mulher.

O objetivo do livro é fazer com que os casais se aproximem a ponto de se conhecerem melhor e se conectarem. De acordo com os autores, essa conexão pode ser fortalecida simplesmente pelo contato e pelas atitudes de cada um, sem qualquer necessidade de longas conversas.


Adeus, DR's!!!!!


P.S.: No livro ainda consta uma lista com vinte motivos para transar quando você não está com vontade:

1 - Porque você disse que faria;
2 - O sexo o ajuda a esquecer (fingir orgasmo não proporciona esse benefício);
3 - O sexo o predispõe para o prazer;
4 - Devolve o "P" à parceria;
5 - Melhora do olfato;
6 - Perda de peso;
7 - Reduz a depressão;
8 - Alívio da dor;
9 - Coração mais saudável;
10 - Cura o resfriado comum;
11 - Melhora o controle da bexiga;
12 - Próstata cheia de vida;
13 - Cabelos brilhantes, pele reluzente;
14 - Efeitos calmantes;
15 - Desobstrui nariz entupido;
16 - Barriguinha e bumbum mais firmes;
17 - Estimula seu sistema imunológico;
18 - Jovem para sempre;
19 - Protege contra doença de Alzheimer e osteoporose;
20 - Euforia

Ai, ai...

Nenhum comentário:

Postar um comentário